Vila Residencial Salto Osório.

Vila Residencial Salto Osório.

OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE.

Matérias públicadas e editadas pelo Autor, Escritor e Historiador Antonio Monteiro da Silva.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

A CASA DO PRESIDENTE NA VILA RESIDENCIAL DE SALTO OSÓRIO


A CASA DO PRESIDENTE

         Dias desses, fui cumprir dever de inteligência comigo mesmo, e aí, eis que me bateu um sentimento de coisa vencida, passada, malograda, tipo um desses retratos em cópia. Resolvi então, fazer um convite para eu visitar a dita casa de visitantes lá pelos lado de Salto Osório, “dita” receio que, pôr eu conviver a séculos com uma falha na minha cultura, afinal,, recém fui apresentado aquela velha casa. 
         Quando convoquei minha memória, volta e meia me passava pela cabeça um clique de lembranças, mas só de gratas lembranças, é como se a velha falasse para mim o quanto se sentiu lisonjeada naquelas  fagueiras manhãs de outono, até parecia que eu a houvia se gabar de seus feitos, que hoje já são feitos de pura historia, afinal naquele ano de 1978, ela foi convocada a fim de abrigar um velho presidente da República,m Ernesto Geisel, que tinha um baita sotaque pampiano, naqueles de presidente mesmo, para um almoço juntamente com autoridades locais, também por ocasião daquela ilustríssima visita, o velho presidente prestou sua homenagem á não menos bela e velha U*sina hidrelétrica de Salto Osório, já que estava ali o propósito de sua vinda a Quedas do Iguaçu. Limito-me a ver tão somente a beleza daquela velha casa, talves pelo gosto do contraste entre o passado e o presente dela, toda a proposta, dona de uma suave elegância, ornada de cortinas discretas, e ainda assim vestia-se com um refinamento sem ostentação, do jeito que a riqueza de detalhes realçava suas vestes, tudo sobre uma paisagem irremediavelmente sedenta, estabelecida de troncos e tábuas enormes que se perdem num ton. esverdeado da natureza, mais parece um capricho inteiramente moderno dos olhos, como se tivesse acabado de invitá-la.   Desconfio mesmo, de que são as coisas simples da vida que parecem de um modo diferente, já que a diferença entre o passado e o presente está na maneira de viver, os melhores momentos da vida são aqueles que ficam marcados para sempre na nossa memória: viver intensamente o presente é o nosso mais nobre presente, afinal, o presente tem a duração do instante em que passa....

   Matéria do cronista: Eder Correia da Souza.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário