Vila Residencial Salto Osório.

Vila Residencial Salto Osório.

OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE.

Matérias públicadas e editadas pelo Autor, Escritor e Historiador Antonio Monteiro da Silva.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

A HISTÓRIA DE SALTO OSÓRIO.


Oque temos de mais belo em Quedas do Iguaçu - Pr.

  A Vila residencial de salto Osório deu-se pelo motivo da construção da usina Hidrelétrica de Salto Osório, o qual foi solenemente inaugurado na
República de Ernesto Geisel em 19/03/76. Na foto ao lado retrata o local onde foi construída a barragem da usina  de Salto Osório antes da construção, está situada no curso principal do rio Iguaçu. A usina fica à 385
km a Oeste de Curitiba e a 45 Km da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago. A obra foi concluída em duas etapas. Na primeira, concluída em 1976, foram executadas todas as obras civis e a implantação de quatro unidades.   O desvio do leito original do rio deu-se em julho/70 e o fechamento das comportas para enchimento do reservatório, em 75. A Segunda etapa, que compreendeu a instalação das unidades geradoras de 5 e 6, foi concluída em meados de 1981.
Nesse local foi construída esta estrutura visualizada na foto ao lado. A vila residencial que contava com aproximadamente 300 casas, hoje se resume em apenas 40 casas. Com a municipalização da área que antes pertencia a Tractebel Energia, hoje é o município que administra.
 O Gerente Regional da Tractebel Energia, Leocir Scopel, comentou sobre a venda dos imóveis situados no canteiro da Usina de Salto Osório. Segundo ele, os terrenos vazios localizados dentro do canteiro da Usina serão leiloados, a partir do mês de julho de 2012. Já os terrenos com benfeitorias não serão vendidos, uma vez que as casas permanecem com os funcionários da Usina. A Tractebel Energia já trabalha no processo de escrituração dos terrenos, uma vez que o loteamento foi aprovado pela Prefeitura ainda em 2011, com todos os trâmites aprovados pelo IAP e pelo Cartório de Registro de Imóveis. Os imóveis públicos situados dentro do canteiro, a exemplo da Escola, assim como a infra-estruturar urbana serão transferidos ao município de Quedas do Iguaçu.  De acordo com Scopel, depois de concluída todas as tratativas, serão disponibilizadas um edital para a população se inscrever e participar do leilão.
Na foto ao lado podemos localizar o mapa da Vila  com algumas casas. Os terrenos vazios que observamos, são os lotes que vai ser leiloados.Na divisa da Vila residencial temos um balneário mantido pela prefeitura de Quedas do Iguaçu, conhecido em toda a região como a prainha de Quedas do Iguaçu, tem todas as estruturas que se possa imaginar em uma ária de lazer.

Vista parcial do Parque Aquático Municipal, o “cartão de visita” de Quedas do Iguaçu, construído na gestão de Vitório Revers, em 1995. Todos que visitaram o Parque ficam abismados de tanta beleza, é um recanto onde Deus preparou os recursos naturais para oferecer aos visitantes.

15 comentários:

  1. Foi no Hospital de Salto Santiago que meu filho caçula Krank Zampieron, nasceu às 15hs do dia 13 de outubro de 1979. Em janeiro de 2015 fomos procurar o Hospital. Q triste, o encontramos em forma d fantasma-somente algumas parede mofadas! Lugar muito importante p a nossa família como de muitas outras,pois foi naquele local onde lembro c muita saudade dos cuidados carinhosos e humanos em éramos cuidados pela equipe q nos atendia.Meus mais sinceros agradecimentosao médicos e demais q faziam parte daquela equipe. Sinto ñ ter registrado através d fotos,porém no meu coração se eternizou. meu filho Frank ,hoje é cirugiao dentista.

    ResponderExcluir
  2. Olá,meu nome é Solange Maria Pezzatto Pitchenin,morei no quadro da copel nos anos de 1972 a 1975, ví a tragedia da balsa,pois passei uma hora antes de acontecer,vindo de Salto Osório para o quadro da copel,tenho muitas recordações dali e gostaria de saber se alguém tem fotos do quadro da copel para eu ver e matar a saudades.Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  3. Preciso muito do número do telefone da igreja.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de receber fotos da vila das árvores e flores entre 70 e 80 morei nas duas, tinha ! 10 anos em 70.

    ResponderExcluir
  5. Há uma lenda de uma noiva fantasma. Quem era dessa época sabe disser se realmente aconteceu esse fato, dessa moça que morreu no dia do casamento, ou se é apenas uma lenda.

    ResponderExcluir
  6. Morei na vila das Árvores e das flores 72 a 80' nao tenho fotos delas, onde encontro fotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu pai lauro Schneider , meu tio aramando schneider , e outro tio João maria da silva trabalharam na usina nessa epoca, o joão maria era casado e tinha uma filha .....tinha o tio osni ainda de olho azul e narigudo .o Armando era conhecido como vaca e entregava marmita...... se voce lembrar de algum me avisa no meu whats 41 9 8773 3150 mauricio schneider

      Excluir
  7. Morei ai em 1994 tinha 10 anos meu cuidava da horta comunitária...que saudades desse lugar

    ResponderExcluir
  8. Saudades da usina de salto Ozório , foi fazer um teste de uma comporta em 1981 pela PHB .

    ResponderExcluir
  9. Eu e minha família morávamos em um parque de diversões que esteve em Salto Osório logo no início.
    Eu era pre-adolescente e tenho lembranças incríveis dessa época.
    Todas as vezes que sinto cheiro de grama cortada lembro de lá, porque a administração sempre cortava a grana pela manhã e ficava aquele cheiro de mato.
    Pra mim esse cheiro e cheiro da minha infância.

    ResponderExcluir
  10. Estivi ai pela primeir vez fomos fazer um serviço em sao jorge do noroeste

    ResponderExcluir
  11. Morei nesse lugar maravilhoso por 5 anos!! Saudade. <3

    ResponderExcluir
  12. Lindo lugar para visitar, morei 12 anos ai, não recomendo, salvo se gostar de isolamento. Keko

    ResponderExcluir
  13. Eu Morei e trabalhei em salto osorio e trabalhei em chupim dois e morei no municipio de dois vizinhos tenho uma erma que mora em fransisco beltrao e tambem trabalhei na usina hidreletrica de capivara divisa de parana com sao paulo tenho uma filha que naseu em primeiro de maio tenho saudades dessa epoca morei em porecatu saudades de mais

    ResponderExcluir
  14. Alguém conheceu uma parteira que tinha uma kombi branca em meados de 1976?

    ResponderExcluir